quarta-feira, 8 de abril de 2015

A vida é como um labirinto

 

A vida é um emaranhado de ruas e avenidas algumas boas para se dirigir, já outras, nem tanto, mas há também, rodovias e encruzilhadas e as vezes não sabemos por qual rua seguir ou até onde uma rodovia pode nos levar.
Algumas ruas são estreitas, cheias de buracos e ainda terminam em um beco sem saída. Outras são largas, asfalto lisinho, podem nos levar a muitos lugares diferentes, porém, são causadoras de muitos e graves acidentes; não por serem largas e com asfalto novo, mais por nos darem a impressão de estarmos livres e com total poder de seguirmos a toda velocidade. Mas nem sempre o fato de sermos livres e desimpedidos nos dá o direito de fazermos tudo o que queremos. Na vida temos que ser prudentes e sábios em nossas escolhas e decisões, pois sempre temos que enfrentar as consequências de nossos atos.
E se as vezes, nos perdemos em pequenas ruas e avenidas, em outras, para nos encontrarmos, temos que pegar a autoestrada, mesmo que não saibamos aonde vai dar.
Embora sejamos pessoas diferentes, todos temos algo em comum, estamos sempre a procura da felicidade, bem estar, realização pessoal, financeira e sentimental.
No grande labirinto da vida, corremos um grande risco de nos perdermos, no entanto, quando encontramos a rua certa, que nos leva aonde queremos chegar, descobrimos lugares maravilhosos, que fazem valer a pena todo o trajeto que tivemos que percorrer. Alguns de nós, agem pela emoção, e procuram de todas as maneiras, o que lhes faz feliz, seguindo sem medo rumo ao desconhecido, por ruas, avenidas e autoestradas, experimentam de tudo, e se não der certo, tentam de novo, até acharem o que procuram.
Já outros, agem pela razão, usam suas experiências e erros para aprender, e depois de analisarem bastante a situação, pegam estradas mais seguras que possam lhes levar a um lugar certo e melhor.
Algumas vezes vão bem, mas em outras, seus medos e emoções assumem o volante e lhes fazem mudar de direção.
No labirinto da vida nosso maior desafio é encontrarmos nossos próprios caminhos. Nossas emoções mudam a todo instante, pois coisas inesperadas e diferentes sempre acontecem, e se as vezes nos pegarmos confusos, presos em um beco sem saída e sem saber o que fazer, não podemos perder a fé e a esperança, pois são nossas melhores armas contra a desistência, e são as únicas coisas que nos darão força e coragem para continuarmos seguindo.
Quando muros são erguidos ao nosso redor, não devemos ficar desesperados por não encontrarmos uma saída, se mantermos nossa serenidade, com certeza veremos as coisas com mais clareza. Nos piores momentos de nossas vidas, temos que ser fortes e corajosos e temos que estar dispostos a  construir janelas se preciso for, pois na vida, nem sempre as portas estarão abertas para nós.
Ao contrario do que muitos acham, dizem ou nos levam a pensar, a vida é sim, linda para se apreciar, maravilhosa e simples para se viver. Porém, quase sempre, costumamos complicar tudo, dando valor ao que menos importa, vendo apenas as dificuldades que enfrentaremos, (caso precisemos tomar alguma decisão, mudando completamente nosso rumo), acreditando mais nas coisas negativas, no que está dando errado, e no tudo de ruim que pode acontecer. É certo, que as vezes tomamos decisões erradas, e acabamos nos perdendo nas estradas da vida, ficamos assustados, choramos e nem sabemos ao certo o que fazer, mas sempre damos um jeito de continuar seguindo, quase sempre aprendemos com nossos erros e tentamos fazer tudo diferente, mas nem sempre as coisas dão certo e vão bem. 
Nossas emoções falam mais alto, nos deixando vulneráveis, começamos a nos sentir inseguros, com medo e cheios de dúvidas. Quando analisamos demais a situação e ficamos pensando muito antes de agir, acabamos desistindo. Quando temos que tomar uma decisão importante, passamos muito tempo tentando decidir o que fazer, mas só o que conseguimos, é pensar no passado, em como tudo aconteceu e nos perguntando.
 Será que não tem mesmo mais jeito?
Vou ter que começar tudo do zero outra vez?
E se eu não conseguir?
Não mesmo! Vou tentar mais uma vez, vou mudar ser diferente e fazer tudo certo dessa vez!
Então ficamos insistindo e em vez de darmos um passo para frente, damos dois para trás. Quando ficamos olhando para trás, nosso sofrimento só aumenta, pois começamos a nos preocupar com o que vamos fazer e tentar ser no futuro, e assim acabamos esquecendo que é no presente que a vida realmente acontece.
Não pensamos em nada, além de encontrar o que achamos que pode ser a nossa felicidade. Fazemos qualquer coisa, para nos sentirmos seguros, tranquilos e satisfeitos, mesmo sabendo que, não é bem o que queremos, sendo que, nem sempre, o tudo que queremos, é o que realmente precisamos, queremos tudo e tantas coisas, mas as vezes, só precisamos de um pouco, para nos sentirmos verdadeiramente felizes, e apesar de nossos esforços, de tudo e de todos, ainda sentimos um vazio no peito. Quase não nos damos conta, mas para preenchermos o vazio do nosso interior, temos que nos deixar ouvir a voz do nosso coração, ficar lutando contra as nossas próprias verdades, nos leva a cometermos sempre os mesmos erros. Se apesar de nossas incansáveis tentativas, as coisas estão sempre dando errado em nossas vidas, é porque precisamos abrir as portas para que, algo melhor possa acontecer.
As vezes nossa historia, já virou historia e temos que deixa-la no passado, que é onde tem que ficar, para só então, podermos escrever uma nova, correndo em busca de novos acontecimentos.
Nossos medos, crenças, inseguranças e incertezas, nos impedem de vermos que somos um presente para o universo, que não só fazemos parte dele, como também, somos nós que damos sentido ao mundo.
De um jeito ou de outro, todos, percorremos por caminhos desconhecidos, e nos encontramos diante de encruzilhadas, tendo que tomar uma decisão. A de escolher por qual caminho seguir.
Contudo, todos, encontramos com nossos próprios meios, escolhas e decisões, o que estamos procurando. Com dificuldades, muros, pedras no caminho ou buracos na estrada, não importa, esses são os desafios da vida, que tornam nossas decisões difíceis, mas que nos transformam em, pessoas guerreiras e sonhadoras, que nos fazem estarmos sempre, de volta a estrada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Escritora de corpo e alma. Ama ler, escrever e assistir filmes, séries e animes. Se você apoia a literatura nacional, independente se o autor é iniciante ou não, fique a vontade para seguir meu blog e conhecer minhas obras.